Pular para o conteúdo principal

A polêmica e os riscos do talco de bebê

Palavras-Chave: talco, amianto, asbestos, câncer

O asbesto ou amianto (como é conhecido no nosso meio) engloba uma família de minérios muito encontrado na natureza e amplamente utilizado pelo setor industrial no último século. Pelo seu baixo custo de exploração e suas propriedades físio-químicas, teve o uso disseminado na construção civil (pisos, telhas, caixas d’água, divisórias, forros, tubulações, etc.) e para isolamento acústico ou térmico. Também era encontrado em materiais de fricção, guarnições de freios, juntas, tintas, fundições e inúmeras outras aplicações nas indústrias bélica, aeroespacial, petrolífera, têxtil, etc.
A exposição ao amianto pode ocorrer tanto no trabalho como de maneira ambiental. O problema é que o amianto está relacionado a uma série de doenças, e principalmente, é classificado como cancerígeno para o homem. Não existem níveis seguros para exposição às suas fibras e todas as formas de amianto podem ocasionar câncer. Estima-se que o número de mortes por anos causadas pela exposição ao amianto (sendo que doença demora a se desenvolver) esteja entre 12000 e 15000.
Dentre as doenças graves causadas pelo amianto citam-se: asbestose (deposição de fibras no pulmão), câncer de pulmão, mesotelioma pleural (tumor de pleura grave com alta mortalidade), câncer de laringe, do trato digestivo, pele e de ovário. O famoso ator americano Steve McQueen, faleceu por causa de mesotelioma pleural. Devido às razões acima, o uso de amianto pela indústria está proibido em grande parte do mundo.
 O mineral do talco (esteatita ou esteatite) é extraído de minas e pode ter a presença associada de amianto, causando contaminação. O talco é usado em diferentes produtos como maquiagem e até na indústria alimentícia.


Mas o que isso tem a ver com o talco de bebê?
Vinte e duas mulheres nos Estados Unidos desenvolveram câncer de ovário, e processaram a companhia Johnson & Johnson pela associação entre suas neoplasias e o uso do talco. A sentença chegou a 4,69 bilhões de dólares, uma das maiores desse tipo na história. Outras duas pessoas também venceram litígio contra a empresa por apresentarem mesotelioma.
Autoridades federais americanas analisam documentos na procura de informações que indiquem se a Johnson & Johnson sabia da presença de substâncias cancerígenas em seu talco, e omitiu essa informação da população. Estima-se que o número de processos já chegue a 15000.
O órgão regulador FDA (Food and Drug Administration) nos EUA encontrou traços de amianto em amostras de talco produzido pela J & J. Mais recentemente a companhia recolheu 33000 frascos de talco de criança. Ao realizar inúmeros testes nos mesmos, não encontrou produtos cancerígenos (amianto).
No Brasil a empresa emitiu uma nota para a imprensa afirmando que “os talcos vendidos no Brasil são produzidos localmente e não contêm amianto e nem causam câncer de ovário. Não há nenhum processo na justiça brasileira associado a este tema”.
A polêmica com os riscos do talco contaminado está longe de terminar.

Fontes:
1- https://www.inca.gov.br/exposicao-no-trabalho-e-no-ambiente/amianto
2- https://www.healthline.com/health-news/recalls-lawsuits-and-links-to-cancer-should-you-avoid-baby-powder#The-dangers-of-asbestos-exposure
3- https://www.nytimes.com/2019/10/29/business/johnson-baby-powder-asbestos.html
4- https://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/johnson-johnson-diz-que-talco-produzido-no-brasil-nao-contem-amianto-22882768

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que Machado de Assis e Dostoiévski têm em comum?

  Quando se trata de grandes mestres da literatura mundial, dois nomes frequentemente surgem em discussões sobre genialidade literária: Machado de Assis e Fiódor Dostoiévski. Embora de origens geográficas e culturais distintas — o primeiro, brasileiro, e o segundo, russo —, esses dois escritores compartilham uma série de semelhanças em suas obras e em suas abordagens à condição humana. 1. Profundidade Psicológica: Tanto Machado de Assis quanto Dostoiévski são conhecidos por suas narrativas que exploram as profundezas da psique humana. Em obras como “Dom Casmurro” e “O Idiota”, Machado e Dostoiévski, respectivamente, mergulham nas complexidades dos sentimentos, das motivações e das contradições dos personagens, proporcionando aos leitores uma visão penetrante da mente humana. 2. Ironia e Sarcasmo: O uso magistral da ironia e do sarcasmo é uma característica marcante tanto da prosa de Machado de Assis quanto da de Dostoiévski. Enquanto Machado frequentemente emprega esses recursos pa...

Internacional Latino Book Awards: a premiação de “Iatrogenia, Um Erro Fatal”.

 No panorama literário dos Estados Unidos, onde a diversidade cultural se mistura à paisagem intelectual, o Internacional Latino Book Awards (ILBA) vem emergindo como uma das principais plataformas de reconhecimento literário para autores latinos e obras que abordam a cultura latina e suas várias nuances. Em sua 26ª edição, realizada em 2024, o prêmio consolidou sua posição como um dos mais prestigiados prêmios literários no país, com uma crescente importância global, especialmente para escritores de língua espanhola e portuguesa. A cerimônia deste ano, realizada em Los Angeles no dia 19 de outubro, marcou uma edição histórica, tanto pela magnitude quanto pelo volume de inscrições e diversidade de finalistas. O Internacional Latino Book Awards foi fundado em 1997 pela Latino Literacy Now, uma organização dedicada a promover a educação e a alfabetização entre as comunidades latinas nos Estados Unidos. O prêmio surgiu da necessidade de destacar as contribuições literárias de escritor...

O caso "Theranos" e a série "The Dropout."

 A Theranos foi uma empresa de diagnóstico médico que foi fundada em 2003 por Elizabeth Holmes e Sunny Balwani. A empresa se destacou por sua tecnologia de diagnóstico de sangue, que supostamente poderia realizar muitos tipos de exames usando apenas uma gota de sangue. Em 2015, aos 31 anos, Elizabeth tinha fortuna de US$ 4,5 bilhões (R$ 24,7 bilhões) — já que era dona de 50% das ações da Theranos . Não à toa, várias publicações dedicaram grandes reportagens e prêmios a ela. No entanto, também em 2015, o The Wall Street Journal publicou uma reportagem que questionava a precisão dos resultados dos exames da Theranos e as práticas da empresa. Isso iniciou uma investigação federal e estadual, bem como processos judiciais contra a Theranos e sua equipe de liderança, incluindo Holmes e Balwani. Em 2018, Holmes e Balwani foram acusados de fraude por fraude por meio de ações fraudulentas e omissão de informações importantes a investidores. Os acusadores afirmaram que a Theranos hav...