Pular para o conteúdo principal

Boa notícia: nova vacina contra a tuberculose pode salvar milhões de vidas.


Palavras-Chave: tuberculose, vacina, tratamento, medicina.
A tuberculose é uma doença que ainda causa ainda um grande número de mortes, sendo a mais letal das enfermidades infecciosas. Estima-se que que os números de casos novos cheguem a 10 milhões ao redor do mundo.
Os pacientes com tuberculose podem apresentar febre, suores durante a noites, perda de peso, tosse com sangue e várias outras complicações. É uma doença causada por bactérias que pode ser transmitida pela tosse em ambientes aglomerados. As pessoas de maior risco de contrai-la são os familiares de pessoas com enfermidade ativa, médicos e profissionais de saúde envolvidos nos cuidados dos pacientes que a possuem e pessoas que vivem em condições de confinamento e aglomerações como prisioneiros e mineiros.
Outras pessoas que também tem maior risco de contrair tuberculose são as que apresentam desnutrição, imunossupressão (que usam quimioterapia ou tomam imunossupressores como as transplantadas), infecção pelo HIV, diabetes ou que necessitem de diálise.

Recentemente uma nova vacina contra a tuberculose foi testada em um estudo que envolveu 3300 pacientes adultos no Quênia, África do Sul e Zâmbia. Os resultados indicaram proteção em 50% das pessoas que a receberam. Pode parecer que um sucesso de 50% está longe do ideal. A vacina contra o sarampo, por exemplo, oferece proteção em 98% dos casos. Acontece que a tuberculose mata 1,6 milhões de pessoa por ano e uma vacina que é parcialmente efetiva poderia salvar milhões de vida. O ano passado quando os resultados preliminares desse estudo foram liberados a Organização Mundial de Saúde (OMS) os tratou como um “grande avanço na ciência”.
De um modo geral a recepção no meio científico com a nova vacina tem sido positiva e considerada provavelmente melhor que a atual conhecida como BCG, que já tem 100 anos de idade.  A BCG é uma vacina que não é usada nos EUA e protege as crianças contra algumas formas de tuberculose. Porém, não protege adolescentes e adultos contra a forma que ataca os pulmões, que é a mais comum.
Os resultados com a nova vacina são realmente promissores.  Entretanto o velho chavão dos estudos científicos foi repetido por alguns: “necessitamos confirmação em estudos maiores, por maior tempo e em populações diferentes”.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que Machado de Assis e Dostoiévski têm em comum?

  Quando se trata de grandes mestres da literatura mundial, dois nomes frequentemente surgem em discussões sobre genialidade literária: Machado de Assis e Fiódor Dostoiévski. Embora de origens geográficas e culturais distintas — o primeiro, brasileiro, e o segundo, russo —, esses dois escritores compartilham uma série de semelhanças em suas obras e em suas abordagens à condição humana. 1. Profundidade Psicológica: Tanto Machado de Assis quanto Dostoiévski são conhecidos por suas narrativas que exploram as profundezas da psique humana. Em obras como “Dom Casmurro” e “O Idiota”, Machado e Dostoiévski, respectivamente, mergulham nas complexidades dos sentimentos, das motivações e das contradições dos personagens, proporcionando aos leitores uma visão penetrante da mente humana. 2. Ironia e Sarcasmo: O uso magistral da ironia e do sarcasmo é uma característica marcante tanto da prosa de Machado de Assis quanto da de Dostoiévski. Enquanto Machado frequentemente emprega esses recursos pa...

Internacional Latino Book Awards: a premiação de “Iatrogenia, Um Erro Fatal”.

 No panorama literário dos Estados Unidos, onde a diversidade cultural se mistura à paisagem intelectual, o Internacional Latino Book Awards (ILBA) vem emergindo como uma das principais plataformas de reconhecimento literário para autores latinos e obras que abordam a cultura latina e suas várias nuances. Em sua 26ª edição, realizada em 2024, o prêmio consolidou sua posição como um dos mais prestigiados prêmios literários no país, com uma crescente importância global, especialmente para escritores de língua espanhola e portuguesa. A cerimônia deste ano, realizada em Los Angeles no dia 19 de outubro, marcou uma edição histórica, tanto pela magnitude quanto pelo volume de inscrições e diversidade de finalistas. O Internacional Latino Book Awards foi fundado em 1997 pela Latino Literacy Now, uma organização dedicada a promover a educação e a alfabetização entre as comunidades latinas nos Estados Unidos. O prêmio surgiu da necessidade de destacar as contribuições literárias de escritor...

O caso "Theranos" e a série "The Dropout."

 A Theranos foi uma empresa de diagnóstico médico que foi fundada em 2003 por Elizabeth Holmes e Sunny Balwani. A empresa se destacou por sua tecnologia de diagnóstico de sangue, que supostamente poderia realizar muitos tipos de exames usando apenas uma gota de sangue. Em 2015, aos 31 anos, Elizabeth tinha fortuna de US$ 4,5 bilhões (R$ 24,7 bilhões) — já que era dona de 50% das ações da Theranos . Não à toa, várias publicações dedicaram grandes reportagens e prêmios a ela. No entanto, também em 2015, o The Wall Street Journal publicou uma reportagem que questionava a precisão dos resultados dos exames da Theranos e as práticas da empresa. Isso iniciou uma investigação federal e estadual, bem como processos judiciais contra a Theranos e sua equipe de liderança, incluindo Holmes e Balwani. Em 2018, Holmes e Balwani foram acusados de fraude por fraude por meio de ações fraudulentas e omissão de informações importantes a investidores. Os acusadores afirmaram que a Theranos hav...